Mark Webber na pole

Por Bruno Gerhard

Agora foi!

O que todos temiam (e previam) aconteceu. Não, não foi Mark Webber, a chuva chegou e nenhuma equipe estava realmente preparada com o acerto ideal para as condições que se estabeleceram pelo senhor do tempo. O resultado disso foi um estranho e louco treino classificatório, com muitas rodadas, Ferraris e McLarens largando bem atrás e três pilotos brasileiros nas quatro ultimas posições do grid.

A primeira parte do treino começou com uma grande dúvida para pilotos e equipes, entrar com pneus intermediários ou pneus para chuva? A pista intercalava lugares secos com lugares muito molhados. Grande parte dos pilotos que saiu com intermediário teve problemas, Petrov, Buemi, Liuzzi e Senna (que abandonou na caixa de britas). Depois, a chuva aumentou ainda mais, todos voltaram com pneus para chuva forte e mais um show de rodadas e saidas de pista com Hamilton, Petrov (novamente), Alonso, Massa e Button (que teve de abandonar o treino).

Sem carro: foi assim que Button voltou para os boxes

Com todas essas rodadas e a incrível falha da Ferrari, que acreditou na previsão do tempo (cuja qual não acertou quase nenhuma das previsões até então) e esperou para sair dos boxes com os dois carros, que acabaram ficando fora logo na primeira parte, assim como Hamilton e sua McLaren. Trulli, Chandhok, Senna (novamente atrás do indiano) e Di Grassi completaram o fim do grid.

Hamilton roda e não consegue tempo para passar a Q2

Hamilton roda e não consegue tempo para passar ao Q2

Massa afirmou que o erro foi de todos da equipe. Alonso minimizou os fatos dizendo que a posição é apenas uma piada e que muita coisa podera acontecer na corrida de amanhã. Ao contrário dele, Hamilton disse que para conquistar algo no domingo, o trabalho deverá ser duro.

Na segunda parte do treino as equipes, para não cometerem o mesmo erro da Ferrari, logo fizeram fila na saída dos boxes. A pista menos molhada deu a oportunidade dos pilotos usarem os pneus intermediários. Mesmo assim Glock rodou e Buemi saiu da pista.

Fila para sair dos boxes

As surpresas ficaram por conta de Kobayashi que passou para a ultima parte do treino e Petrov, que além de ficar em 11º, viu seu companheiro Robert Kubica passar novamente para a ultima fase e ainda deu uma bela cabeçada no televisor que fica em cima de seu carro nos boxes. Que beleza (Salve Milton Leite)!

Use capacete!

A “Super Pole” (salve Galvão) começou de uma maneira controvérsa. Os carros novamente fizeram fila para sair dos boxes, os dois carros da Force India tomaram a dianteira, mas Robert Kubica “furou” a fila e saiu na frente de todos. Mesmo assim, nenhuma volta foi computada, pois a chuva aumentou e o treino foi paralisado e assim permaneceu por 12 minutos. Sebastian Vettel concordou com a paralisação: “Estávamos mais nadando que pilotando”. No reinicio do treino, com menos chuva, os dois carros da Force India alinharam lado a lado para que polonês nenhum fizésse gracinha novamente.

O malandrinho Robert Kubica fura a fila

A malandrinha Force India não deixa acontecer novamente

Com temperatura ambiente em 26º e a pista em 24º (bem menos do que todos os outros dias de treino), quem se deu bem foi Mark Webber. O Australiano foi o único a arriscar com pneus intermediários e marcou o tempo de 1m49s327 e, vejam isso (salve Marcelo Tas), MAIS DE UM SEGUNDO de diferença para o segundo colocado Nico Rosberg (que novamente ficou a frente de Schumacher, aliás, bem a frente de Schumacher). Rubens Barrichello, o brasileiro mais bem colocado no grid, largará em sétimo e lamentou a escolha errada dos pneus “deveria ter escolhido pneus intermediários na minha última tentativa, que me proporcionariam um tempo melhor”. O problema de Barrichello foi terminar atrás de seu companheiro Nico Hulkenberg, o quinto.

Previsão de chuva forte para o horário da corrida de amanhã, tudo pode mudar em uma única volta. Veremos. Um abraço!

Tudo pode acontecer no Gp da Malásia, amanhã, a partir das 5 da manhã, horário de Brasilía!

Tempos do treino classificatório:

1 Mark Webber – RBR – 1m49s327
2 Nico Rosberg – Mercedes – 1m50s673
3 Sebastian Vettel – RBR- 1m50s789
4 Adrian Sutil – Force Índia – 1m50s914
5 Nico Hulkenberg – Williams – 1m51s001
6 Robert Kubica – Renault – 1m51s051
7 Rubens Barrichello – Williams – 1m51s511
8 Michael Schumacher – Mercedes – 1m51s717
9 Kamui Kobayashi – Sauber – 1m51s767
10 Vitantonio Liuzzi – Force Índia – 1m52s254

11 Vitaly Petrov – Renault – 1m48s760
12 Pedro de la Rosa – Sauber – 1m48s771
13 Sebastien Buemi – STR – 1m49s207
14 Jaime Alguersuari – STR – 1m49s464
15 Heikki Kovalainen – Lótus – 1m52s270
16 Timo Glock – VRT – 1m52s520
17 Jenson Button – McLaren – sem tempo El

18 Jarno Trulli – Lótus – 1m52s884
19 Fernando Alonso – Ferrari – 1m53s044
20 Lewis Hamilton – McLaren – 1m53s050
21 Felipe Massa – Ferrari – 1m53s283
22 Karun Chandhok – Hispania – 1m56s299
23 Bruno Senna – Hispania – 1m57s269
24 Lucas di Grassi – VRT – 1m59s977

3 Responses to Mark Webber na pole

  1. |Less_| disse:

    O Kubica é fod*
    kaoekeaokaeoaekoae
    Curti ele furando a fila hoje!

  2. Felipe Antônio Bergz disse:

    Vai dar Massa, Alonso e Hamilton amanhã
    A chuva vai mudar tudo

  3. […] saem os 7 um pouco menos velozes que os outros 17, nenhuma grande surpresa, tal como aconteceu na Malásia. A decepção ficou por conta do segunda-chance-na-F1 Vitantonio Liuzzi. Liuzzi esse, que algumas […]

Deixe um comentário